Como (não) obter um username existente no Twitter

Pergunta para cinco mil dólares: como obter um nome de utilizador existente no Twitter que parece estar inactivo? Spoiler: este plano não deu certo.

Seja durante o registo de uma conta de utilizador, ou escrevendo twitter.com/username na barra de endereços e esperar que não exista, é expectável que, com tantos utilizadores, o username que gostaríamos de ter… já exista.

Eis uma forma de consegui-lo (uma vez mais: não consegui – mostro é uma forma de conseguir fazê-lo, embora não tenha concluído o processo – e já perceberão porquê… 💸).

Não tinha mais nada para fazer

Num momento de aborrecimento existencial não-produtivo, lembrei-me de verificar se já existia o utilizador correspondente ao domínio deste site.

Embora não me tenha surpreendido que o username @pedrosaurus já exista, também vi que, à partida, esse mesmo utilizador parece estar inactivo (a não ser que seja utilizado para algo que não possamos ver, como apenas manter uma conta associada ao Developers API do Twitter ou algo do género).

Decidi então perguntar ao Twitter se eu podia ficar com o utilizador.

Primeiro, fui ao centro de ajuda. A pesquisa “existing username” não deu em nada mas ao procurar “inactive account” encontramos o artigo sobre Política de contas inactivas.

Embora esteja lá escrito que “contas poderão ser permanentemente removidas por motivo de inatividade prolongada”, parece que não é bem assim (a não ser que o utilizador pedrosaurus tenha uma utilização de fundo e simplesmente para aceder ao API).

Por outro lado, tinha uma dica de antemão sobre alguém tê-lo conseguido através do Twitter Ads, e foi aí que percebi que há mais do que um centro de ajuda:

  • Há o https://help.twitter.com
  • E depois há o https://ads.twitter.com/en/help

Neste segundo site, comecei o pedido de apoio. Na primeira página, escolhi Account Issues:

Mais abaixo disponibilizam-se novas opções, e a próxima escolha recaiu em I would like to claim an inactive username:

Ao escolher a segunda opção, abre-se o formulário abaixo:

Mais vale perguntar

Decidi então escrever-lhes para ter a certeza, referindo:

  • Que gostaria de ter o username representativo da “marca pessoal” do domínio do site para mim
  • Que o detentor dessa conta a tem inactiva há oito anos
  • Que está nos meus planos utilizar o Twitter Ads

De acordo com a tal dica (algo informal e que não invalidará outros métodos), se não lhes dissermos que vamos gastar dinheiro na plataforma, é praticamente para esquecer.

A resposta inicial do Twitter foi pedir-me informação:

A mensagem estabelece o modo como será transferida a titularidade do nome de utilizador. Tudo bem, respondi dizendo que não me importava de substituir o actual.

A segunda resposta do Twitter:

Como se lê na imagem acima, precisam de três elementos:

  1. Confirmação do endereço de email associado ao nosso nome de utilizador actual
  2. Que identifiquemos a pessoa nossa representante de conta, e lhe peçamos que escale o caso internamente
  3. Confirmar uma das duas opções de transferência do nome de utilizador: substituição directa na nossa conta actual, ou criamos uma nova conta temporária sobre a qual exercerão a transferência do username que queremos.

Respondi aos três itens, e já estava a adivinhar que o segundo é que seria o entrave. Limitei-me simplesmente a mencionar que não tenho um representante interno da minha conta no Twitter, e que a necessidade de negócio para a transferência era apenas o facto de coincidir com o domínio que já é meu há uns anos, pelo que gostaria de obter esse username que nem parece alguma vez ter publicado alguma coisa.

Perguntei-lhes como poderia ter um sales representative, e a resposta seguinte do Twitter foi bastante objectiva:

Ou seja, se estiver nos meus planos gastar um valor mínimo de cinco mil dólares no Twitter Ads (pois… não), atribuem-me uma pessoa responsável interna pela conta.

Resumindo:

É possível obter um nome de utilizador existente e inactivo? Sim.

É rápido? Talvez.

É grátis? Não.

Alternativa? Digam-me vocês… mas há uma outra acção que podem tomar, embora menos directa, e que também tentei:

Denunciar conta por falsa identidade

Tudo bem, é uma iniciativa exagerada, e o tema não é tão importante assim. Duvido que surta algum efeito, sobretudo porque inactivo não é a mesma coisa que falso… Desconhecendo a probabilidade de sucesso, fica apenas anotada esta hipótese.

Conclusão..?

A situação em particular não me chateia.

Contudo, pensa comigo: és o/a dono(a) do site exemplo.com. Agora imagina que a conta Twitter com o utilizador @exemplo, inactiva há anos, inicia/resume actividade e revela-se um troll, e/ou começa a publicar discurso de ódio, ou pior.

Vantagem: é provável que alguém reporte essa conta e que seja desactivada, e aí é esperar que o Twitter a elimine (questão: é possível mudar para um nome de utilizador que foi suspenso?).

Desvantagem: alguém pensa que, como tens o site, aquele utilizador te pertence, e acabas por ser vítima de algum tipo de perseguição e/ou assédio.

A “busca pelo nome de utilizador sagrado”, em si, não é importante. No entanto, fará sentido haver uma forma mais fácil de um utilizador habitual da plataforma poder pedir para mudar de username (sobretudo se o existente pretendido está inactivo) sem ter de gastar dinheiro?

Entretanto, consideram acabar com o botão de Like.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *